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Quando um internauta faz uma procura no Google ou em um mecanismo de busca, são retornados resultados orgânicos ou resultados naturais, que são basicamente sites relevantes e que possuem relação com o termo pesquisado. Quem estiver melhor posicionado nesta lista de resultados, possui uma chance maior de receber tráfego, novas visitas e por consequência melhorar suas vendas ou conversão.

Uma pessoa pode facilmente desenvolver uma cegueira seletiva no Google Adwords, mas os resultados sugeridos pelo Google são como uma extensão da idéia dessa pessoa, pois o resultado foi obtido através de um termo que ela mesma inseriu, tornando para esta pessoa, estes resultados muito mais confiáveis.

A ordem de apresentação dos resultados é determinada por um algoritmo matenteado que é complexo e leva em consideração centenas de fatores e é constantemente aperfeiçoado para exibir o resultado mais relevante para a melhor experiência do usuário.

Search Engine Optimization (SEO) ou em portugues – Otimização de Sites é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca. O objetivo do SEO é fazer de forma orgânica com que uma (ou várias) páginas de um determinado website, apareça entre os primeiros resultados da busca quando um usuário digita uma palavra-chave.

SEO – Otimização de Sites Deve-se tomar cuidado para não confundir Resultados Orgânicos – SEO com Google Adwords – SEM.

A Otimização de Sites deve ser pensada desde o início da Criação do Site.

Quando uma empresa ou um autônomo pensa em investimento em SEO, a primeira pergunta é “O que eu ganho com SEO?” ou “Como funciona SEO?”.

Dentre os benefícios, podemos citar os que mais se destacam:

Aumento no número de visitas. Com a melhora no posicionamento, seu site será acessado por usuários, visto que estatisticamente, quanto melhor o posicionamento, maior o número de cliques nas primeiras posições.

Seu site será encontrado por um número muito maior de palavras chave. Com o trabalho de SEO, um número de páginas maior será armazenado pelos motores de busca e consequentemente seu site será sugerido para um número maior de buscas.

Aumento de vendas, uma vez que se tenha uma estratégia de ganho de visitantes, mais pessoas vêem seus produtos/serviços, logo a possibilidade de venda é muito maior.

Análise do Retorno sobre o Investimento (ROI), com o monitoramento de vendas e uso de ferramentas de análise de tráfego, pode-se calcular qual o ROI indicando quais as palavras chave mais relevantes para o seu negócio e onde seus esforços devem estar focados.

Diferentemente de mídias offline como revistas e jornais, o SEO é totalmente mensurável já que pode-se analisar quais palavras-chave convertem mais, de onde vem os clientes que mais rendem lucros, de onde vem a maior parte do tráfego, qual parceiro provê os usuários que mais convertem. Este tipo de informação é fundamental quando se deseja criar uma estratégia de sucesso.

Entre estas técnicas e métodos, pode-se dividir o SEO em duas frentes distintas: os fatores On-Page e os fatores Off-Page. Fatores On-Page caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos do site, como usabilidade aparência e disposição da informação. Já os Off-page caracterizam-se pelos aspectos externos ao site. Entre os principais fatores On-Page, podemos listar:

- Títulos das páginas
- Meta tags
- Heading tags
- Atributo alt em imagens
- Domínio
- URL do arquivo
- Conteúdo

Com relação aos fatores Off-Page, podemos listar:

- Número de links externos
- Qualidade dos links externos
- Texto âncora dos links externos
- Idade de um domínio

O trabalho de SEO é um processo contínuo de médio/longo prazo, em média são necessários de 3 a 6 meses para comprovação do resultado.

Seu site somente aparecerá bem nas pesquisas por credibilidade, ganhando relevância ao aumentar a confiança dos buscadores ao longo do tempo através de melhoras significativas no conteúdo, conteúdo único e na forma que o usuário acha as informações e estas sejam relevantes ao que ele busca.